Onze UBSFs de Joinville abrem no sábado para vacinação contra dengue e influenza

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Pré-adolescentes, adolescentes e grupo prioritário podem se imunizar sem agendamento

No próximo sábado (23), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) estarão abertas para vacinação. Das 8h às 12h, as UBSFs Paranaguamirim, Itinga, Profipo, Saguacu, Bakhita, Aventureiro II, Bom Retiro, São Marcos, Vila Nova Sede, Glória e Pirabeiraba estarão de portas abertas para oferecer a vacina contra a dengue para pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 14 anos, além da vacina contra a influenza (gripe) para o grupo prioritário.

A vacina contra a dengue visa proteger os jovens contra os diferentes sorotipos do vírus da dengue, contribuindo para a prevenção da doença. Já a vacina contra a influenza protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B, sendo fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe, especialmente em grupos mais suscetíveis.

Para receber as vacinas, os interessados devem comparecer às UBSFs munidos de documento de identificação, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde. No caso de menores de idade, é necessário apresentar também documento do responsável. Não é preciso realizar agendamento prévio para se vacinar.

Além disso, para aqueles que desejam se imunizar contra a gripe e fazem parte do grupo prioritário, é necessário apresentar um documento que comprove sua inclusão nesse grupo.


Quem pode receber a vacina contra a dengue

Para a vacina da dengue, o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estejam com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais. A imunização é feita com duas doses da vacina, aplicadas com três meses de intervalo.

Quem pode receber a vacina contra a gripe

Nesta primeira etapa, podem receber o imunizante crianças de 6 meses a até 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas.

Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Vacinação permanente nas UBSFs

Durante a semana, as Unidades Básicas de Saúde da Família e a Sala de Vacinação Central continuam aplicando o imunizante em seus horários de funcionamento. Apenas a UBSF Jativoca e as UBSFs Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue, não estão aplicando a vacina.

Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no (bit.ly/UBSFJoinville) e o usuário deve chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento. Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.

UBSFs abertas para vacinação neste sábado

UBSF Paranaguamirim
Rua Elizabeth Rech, Paranaguamirim

UBSF Itinga
Rua Santa Gertrudes, Itinga

UBSF Profipo
Rua Cidade de Patos de Minas, Profipo

UBSF Saguaçu
Rua Iririú, 110, Saguaçu

UBSF Bakhita
Rua Albano Schmidt, 2116, Boa Vista

UBSF Aventureiro II
Rua Mauro Bley do Nascimento, Aventureiro

UBSF Bom Retiro
Rua Otávio Rosa Filho, Bom Retiro

UBSF São Marcos
Rua Guaporé, São Marcos

UBSF Vila Nova Sede
Rua XV de Novembro, 8436, Vila Nova

UBSF Glória
Rua Brigada Lopes, Glória

UBSF Pirabeiraba
Rua Carlos Heins Funke, Pirabeiraba

Ruas do bairro Morro do Meio serão pavimentadas Anterior

Ruas do bairro Morro do Meio serão pavimentadas

Moraes marca para hoje novo depoimento de Cid após áudios vazados Próximo

Moraes marca para hoje novo depoimento de Cid após áudios vazados

Deixe seu comentário